12 trabalhos dos cursos de Comunicação representam a Unochapecó na Expocom Sul

Texto Luana Poletto e Anna Luisa Schuck*
Com o retorno gradativo das atividades presenciais, os eventos destinados ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado de trabalho voltam a acontecer, não mais no formato virtual. Este ano, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), instituição sem fins lucrativos, promove novamente, em todas as regiões, o Congresso Nacional na área de pesquisa em Comunicação. No Sul, o Congresso acontecerá na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no campus de Balneário Camboriú, com o tema 'Ciências da Comunicação contra a desinformação'.
A XXII Edição do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul ficará a cargo da Intercom, dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Produção Audiovisual da Univali. A programação inicia no dia 16 de junho e termina dia 18 com a premiação da Expocom. O calendário é diferente para cada uma das cinco regiões, e é possível conferir as datas no Portal Intercom. A Unochapecó estará representada na Expocom Sul com doze trabalhos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, selecionados internamente.
A professora do curso de Jornalismo, Daniela da Silva, explicou que os trabalhos foram submetidos, em primeiro momento, na etapa interna e agora seguem adiante até chegar na etapa estadual. "Tivemos doze trabalhos inscritos, seis do Jornalismo e seis da Publicidade e Propaganda. Vindo de um tempo em que não haviam mais congressos presenciais, acho que é um número interessante e o Intercom é aquela experiência de vida. Eu, quando estava na graduação, fui em todos, e a Expocom tem uma força ainda maior, que você passa por várias etapas avaliativas, você chega lá e apresenta seu trabalho e só tem trabalhos muito legais e feedbacks muito bons", salienta.
A egressa de Jornalismo, Poliana Marieli Peri, teve seu livro-reportagem, 'O Enfrentamento de uma Pandemia: Vivências e Memórias quanto ao coronavírus em Seara-SC', classificado. A produção é resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) realizado em 2021, sob orientação do professor Hugo Paulo Gandolfi de Oliveira. Conforme a jornalista, o objetivo foi abordar o momento histórico no município em que ela reside há mais de dezessete anos.
"O processo de produção é intenso, pois foi preciso definir pautas relevantes para o enredo da história, selecionar fontes, transcrever áudios - muitos que ultrapassam duas horas - e construir o livro com base nas características do gênero literário", destaca.
Sobre participar do Congresso, Poliana salienta a possibilidade de conhecer profissionais que atuam nessa área e estabelecer relacionamentos que podem virar oportunidades. "Além da troca de importantes informações e conhecimentos sobre interesses em comum", frisa.
A estudante do 7º período de Publicidade e Propaganda, Monica Gasparin, teve sua pesquisa mercadológica, 'A Relação dos adolescentes com as mídias digitais durante a pandemia', classificada. O trabalho foi realizado junto com sua colega, Magda Knakeivicz Boita. Monica relata que a escolha do tema se deu pelo contexto atual, em que as crianças e adolescentes acessam bastante as mídias digitais. Madga conta que o maior desafio na produção do trabalho foi abordar tudo que elas gostariam.
"A iniciativa de inscrever para o evento foi porque a gente gostaria que outras pessoas pudessem usar do nosso trabalho também para pesquisar e estudar, pois não encontramos nada relacionado a esse tema e notamos uma falta deste assunto", salienta Madga.
O egresso de Jornalismo, André Felipe de Lazzari, teve seu programa laboratorial de TV, 'A televisão regional como instrumento de socialização: a produção e experiência de um programa de entrevistas no Oeste de Santa Catarina', classificado. A produção também é resultado do seu TCC, realizado sob orientação do professor Franscesco Flávio da Silva. Conforme o jornalista, a escolha do tema se deu pela sua paixão por televisão, motivo que o fez escolher a profissão. "Eu quis inscrever meu trabalho no evento porque desde o início houve um desafio e uma concordância do professor de fazer o TCC. E com ele sendo aprovado e bem avaliado como foi, poderia ser inscrito na Expocom e concorrer ao prêmio", salienta.
As inscrições para o Intercom Sul estão abertas no período de 14/03 a 31/05 e podem ser realizadas no site. O valor das taxas depende da função de quem se inscreve e aumenta conforme a aproximação do evento.
- Estudante de graduação e recém-graduado (2021-2022): De 14/03 a 02/05: R$ 40,00; De 03/05 a 20/05: R$ 50,00; De 21/05 a 31/05: R$ 65,00.
- Sócio da Intercom: Isento.
- Estudante de pós-graduação: De 14/03 a 02/05: R$ 100,00; De 03/05 a 20/05: R$ 145,00; De 21/05 a 31/05: R$ 165,00.
- Professores e pesquisadores: De 14/03 a 02/05: R$ 220,00; De 03/05 a 20/05: R$ 255,00; De 21/05 a 31/05: R$ 275,00.
Agência Escola/Junior de Jornalismo (conjunto/série): A prática jornalística na Acin Jornalismo
Líder: Anna Luisa Schuck
Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão (avulso): Chapecó em Colapso
Líder: Fernando Bortoluzzi
Livro-reportagem (avulso): O Enfrentamento de uma Pandemia: Vivências e Memórias quanto ao coronavírus em Seara-SC
Líder: Poliana Marieli Peri
Produção Laboratorial em Jornalismo Digital (avulso/ conjunto ou série): Fragmentos: a morte do jovem Felipe Silveira
Líder: Christopher Rodrigues Fustes Marin
Reportagem em jornalismo impresso (avulso): Berço Nacional da Oktoberfest - Há 43 anos Itapiranga mantém viva a tradição
Líder: Luana Poletto
Pesquisa Mercadológica (avulso): A Relação dos adolescentes com as mídias digitais durante a pandemia
Líder: Monica Gasparin
Campanha Publicitária (conjunto/série): Brandbook: Sabor do Campo
Líder: Magda Knakeivicz Boita
Produção Publicitária Audiovisual para Internet (avulso): Estudo aplicado à produção audiovisual publicitária, pautado na elaboração de um videoclipe para o artista Juca Bala
Líder: Olivia Lunkes
Publicidade em Mídia Alternativa (avulso): Criação de Identidade Visual para marca Bucado
Líder: Erica Thalia Alff de Oliveira
Estratégia Publicitária para Mídia Digital (avulso ou conjunto): Planejamento de Comunicação - Meu Café
Líder: Caroline Mortari
Programa laboratorial de TV (avulso ou conjunto/série): A televisão regional como instrumento de socialização: a produção e experiência de um programa de entrevistas no Oeste de Santa Catarina
Líder: André Felipe de Lazzari
Programa laboratorial de áudio (avulso ou conjunto/série): Diário publicitário: produção de um podcast sobre comunicação para pessoas da área que residem em Chapecó e região
Líder: Elizane de Brum
*Estagiárias da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel
Compartilhe
EXPOCOM
INTERCOM
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
TRABALHO
Nosso portal utiliza cookies necessários para o seu funcionamento e que permitem coletar dados anonimizados de navegação para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website, além de observar hábitos de visita, que permitem lembrar suas preferências. Os cookies podem ser estabelecidos por nós ou por fonecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Além dos cookies, estão habilitados plugins de determinadas redes sociais que poderão tratar seus dados quando você optar por acessar o nosso site por meio delas.