Além da sala de aula, o DAC ADM proporciona novas experiências

Texto Julia de Araujo e Mirella Schuch*
As vivências na universidade vão muito além da sala de aula. Além da teoria, a prática também é importante, pois é a partir dela que experimentamos o que iremos vivenciar no exercício da profissão. Os alunos do curso de Administração, por exemplo, trabalham em sala de aula conteúdos teóricos sobre liderança, trabalho em equipe e gestão de conflitos.
Esses mesmos temas, no entanto, ultrapassam as experiências de sala de aula. Entre os dias 21 e 23 de março, os estudantes do segundo período do curso participaram de uma viagem dentro do componente curricular Desenvolvimento de Atividade Comportamental (DAC), que teve como destino as cidades de Nova Petrópolis e Gramado - RS.
Segundo o organizador da viagem, professor James Antonini, a viagem tem como objetivo a imersão dos alunos desde o momento que ingressam no ônibus, no qual vivenciam papeis de líderes e membros de equipe. Ao chegar em Nova Petrópolis, os alunos iniciaram as atividades de educação experiencial, nas quais são desafiados a participar de exercícios práticos, que buscam desenvolver habilidades de liderança e alcançar desempenho de equipes de alta performance. A comunicação foi trabalhada nesse processo e após as atividades refletiu-se sobre os resultados alcançados.
Para a coordenadora do curso, professora Cleunice Zanella, as atividades práticas geram maior engajamento do grupo e empatia. "Precisamos formar líderes empreendedores. O DAC é mais um instrumento para que o curso atenda seu propósito e auxilie na formação de nossos estudantes", salienta.
O aluno do segundo período do curso, João Vitor Oliveira Hoffmeister, compartilha que, a partir da experiência, ele e seus colegas tiveram a oportunidade de aprender a trabalhar em equipe. Além disso, conheceram os diferentes tipos de líderes. "A vivência que tivemos vai nos ajudar muito nos conflitos do dia a dia, nos tornando administradores mais competentes", analisa.
Novas experiências geram novos conhecimentos. O professor James percebe que após a vivência, os estudantes evoluíram em suas atitudes, na forma de pensar, de dar e receber feedback e na coragem para tomar decisões. "Voltam mais pró-ativos, acreditando muito mais em seu potencial e que é possível fazer a diferença quando se tem objetivos claros", conclui.
O DAC
O Desenvolvimento de Atividade Comportamental começou como um projeto de extensão do curso de Administração. Em 2014, passou a integrar a matriz curricular como uma matéria de dois créditos, obrigatória. A mudança contribui para a construção das relações interpessoais e oportuniza que todos os alunos do curso tenham essa experiência. O DAC proporciona aos estudantes do curso de Administração experiências que estimulam a liderança e foca em torná-los profissionais melhores.
*Estagiárias da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel
Compartilhe
ADMINISTRACAO
ADMINISTRAÇÃO
DAC
UNOCHAPECO
Nosso portal utiliza cookies necessários para o seu funcionamento e que permitem coletar dados anonimizados de navegação para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website, além de observar hábitos de visita, que permitem lembrar suas preferências. Os cookies podem ser estabelecidos por nós ou por fonecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Além dos cookies, estão habilitados plugins de determinadas redes sociais que poderão tratar seus dados quando você optar por acessar o nosso site por meio delas.