PPGE publica artigo em série internacional sobre estudos indígenas e governança

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) celebra sua participação na série internacional “Indigenous Studies: International and Interdisciplinary Perspectives”, iniciativa publicada pela University of Colorado que reúne pesquisas dedicadas às perspectivas e desafios dos povos indígenas em escala global. A coleção busca romper silenciamentos históricos provocados por séculos de colonialismo, violência estrutural e desigualdades sociais, políticas, culturais e econômicas, apresentando exemplos positivos de empoderamento indígena conduzidos por autores indígenas e seus aliados na academia e em instituições profissionais.
O primeiro volume da série, intitulado “Indigenous Experiences with Collaborative Governance: Moving Toward Equitable Partnerships”, foi organizado por Michèle Companion, professora de Sociologia da University of Colorado – Colorado Springs e presidente do International Research Committee on Disasters, e por Jason D. Rivera, professor de Gestão Pública no John Jay College of Criminal Justice. A publicação está disponível em acesso aberto, pela iniciativa Berghahn Open Migration and Development Studies, e pode ser acessada aqui.
A obra recebeu destaque da crítica acadêmica:
“O livro traz uma contribuição essencial para ampliar nossa compreensão coletiva sobre os impactos da violência estrutural e do colonialismo nos povos indígenas. Todos os capítulos são bem escritos, informativos e instigantes.” — Duane A. Gill, Virginia Tech
“Uma obra fundamental que evidencia não apenas a necessidade de pesquisas inclusivas, mas também mostra como aplicar essas abordagens para aqueles que desejam aprender e transformar seu trabalho rumo à inclusão.” — Stefanie Kunze, Northern Arizona University
Entre os capítulos, destaca-se a contribuição do PPGE, com o artigo “From Sunrise to Moonfall: Allyship Construction and the Kaingáng People of Sub-Amazonian Brazil”, assinado por Darren R. Reid, Leonel Piovezana, Cláudia Battestin e colaboradores Kaingang. O texto apresenta reflexões sobre as alianças construídas junto ao povo Kaingáng no Sul do Brasil, fortalecendo o diálogo intercultural e a valorização dos saberes indígenas.
O livro reúne contribuições de autores de pelo menos sete países — entre eles Brasil, Estados Unidos, Canadá, Chile, Austrália, Indonésia, Nova Zelândia e Reino Unido — e oferece uma análise comparativa sobre os desafios e avanços da governança colaborativa com comunidades indígenas em diferentes contextos.
A presença do PPGE nessa publicação internacional reforça seu compromisso com a pesquisa decolonial, a justiça socioambiental e a internacionalização acadêmica, contribuindo para que a cultura e a história dos povos indígenas do Brasil ganhem visibilidade nos debates globais sobre soberania, sustentabilidade e inclusão.
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Texto: Programa de Pós-Graduação em Educação.
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