Atividade integrada de Design deixa legado para o curso

Texto Alana de Bairros*
Já imaginou uma aula em que os estudantes têm a oportunidade de imergir no mundo de Harry Potter e trazer a ficção para a realidade? Foi o que ocorreu na atividade integrada do curso de Design, no dia 9 de novembro. Acadêmicos de todos os períodos reuniram-se no Plenário do Bloco G e passaram o dia vivendo a profissão na prática.
Como na ficção de J.K. Rowling, os estudantes foram divididos em quatro grupos, chamados de 'casas': The Rosses, The Ramones, The RuPauls e The Reeves. Cada casa foi pensada para agrupar personalidades parecidas e possui um professor mestre. Depois do café da manhã, foi hora de pôr a mão na massa: o desafio era entregar vários itens para identificar as casas. Os acadêmicos desenvolveram desde o manifesto, brasão e as regras, até objetos de representação como totem, camisetas, bottons, cachecóis e tênis. Além disso, os integrantes escolheram uma música tema e criaram memes, canecas, bandanas e quimonos.
A atividade integrada é realizada semestralmente e cumpre o calendário acadêmico, dando um novo significado às aulas de sábado que são necessárias para fechar o cronograma. O objetivo é integrar as turmas e envolver os estudantes em tarefas projetuais, criativas e interdisciplinares para desenvolver as habilidades e competências de um designer.
O coordenador do curso, professor Henrique Telles Neto, destaca que o engajamento dos participantes na aula é muito bom. "A atividade une os esforços e as habilidades de cada um. Assim, o aprendizado ocorre de modo prático e reflexivo, contribuindo com a formação deles", comenta.
A professora Tatiana Zacheo Rodrigues vê grande êxito na escolha da atividade deste semestre, pois gerou sentimento de união e pertencimento, além da gestão e criatividade. "O evento potencializa muito o que acontece na vida real, onde as entregas requerem concorrência, prazo e, ao mesmo tempo, deve haver apoio, calma, criatividade e coleguismo durante o processo interno de criação", ressalta.
A divisão das casas será fixa e ficará para a história do curso. Os futuros calouros serão recebidos e classificados em cada uma delas. Quem propôs a ideia foi o estudante do 6º período, Ricardo Gibba de Fransa, por acreditar que esse modelo potencializa o trabalho em grupo e o espírito de equipe, que é muito necessário para designers.
Depois de todas as casas socializarem suas criações, a casa The Reeves foi a campeã e recebeu a primeira estrela em seu brasão, o que simboliza a conquista. O estudante do 2º período, Alex Sandro Pereira de Almeida, representante da equipe vencedora, salienta que a atividade integrada foi bem organizada e dinâmica. "Achamos que a ideia se introduziu muito bem em nosso curso e nos fez realmente participar do exercício, pois abrangeu um tema divertido e amado pela maioria dos estudantes do curso", enfatiza. Ele ressalta, ainda, que fazer parte da casa vencedora foi gratificante. "Todo nosso esforço e dedicação valeu a pena no final, uma experiência única", conclui.
*Estagiários da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel
Compartilhe
DESIGN
DESIGNER; UNOCHAPECO; INTEGRADA; ATIVIDADE;
SÃO LOURENÇO
Nosso portal utiliza cookies necessários para o seu funcionamento e que permitem coletar dados anonimizados de navegação para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website, além de observar hábitos de visita, que permitem lembrar suas preferências. Os cookies podem ser estabelecidos por nós ou por fonecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Além dos cookies, estão habilitados plugins de determinadas redes sociais que poderão tratar seus dados quando você optar por acessar o nosso site por meio delas.