Comunicação e aprendizagem significativa são pautas do XX Ciclo Docente

O mês de fevereiro na Unochapecó é sempre marcado por muita energia e sentimento de renovação. Antes da chegada dos ‘calouros’ e do retorno dos ‘veteranos’ para mais um semestre letivo, os professores da instituição também se preparam para os desafios do período que se inicia. Com o objetivo de qualificar ainda mais os docentes da Universidade, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico Institucional (Napi) realizou mais uma edição do Ciclo de Estudos: Docência no Ensino Superior.
O evento foi realizado entre os dias 01 e 06 de fevereiro e reuniu mais de 300 docentes da Unochapecó - número recorde de participantes, de acordo com a coordenadora do Napi, professora Sandra Mara Sabedot Bordin. A docente ressalta que as temáticas abordadas surgem de demandas institucionais, o que torna cada ciclo único e marcante. “O Ciclo é um momento sempre muito esperado e importante para todos os professores da Universidade pois proporciona diferentes momentos de estudos, debates e reflexão a fim de melhorar a prática da docência na educação superior, articulando ensino, pesquisa e extensão”, afirma Sandra.
Pensando nas atualidades sobre o fazer pedagógico e no uso cotidiano das tecnologias, o XX Ciclo Docente abordou diversas temáticas em sua programação. Na abertura do evento, além de uma confraternização no Jardim das Artes no fim da tarde, os docentes receberam a professora Agnes de Fátima Pereira Cruvinel para a palestra ‘Comunicação no processo ensino-aprendizagem’. O tema também foi pauta das atividades no segundo dia, com as oficinas ‘A extensão no currículo considerando o marco legal em 2023/1’ e ‘Compartilhando cases de experiências de ensino-aprendizagem’.
O terceiro dia de evento foi marcado por importantes momentos de troca entre os docentes, por meio das oficinas ‘Funcionalidades do Google Drive e segurança digital’, ‘Recursos visuais: explorando o Canva’ e ‘Internacionalização da Unochapecó: possibilidades e boas práticas’. Paralelamente, os professores do Colégio Unochapecó também compartilharam suas vivências em sala de aula, com a oficina ‘Currículo não-disciplinar e planejamento integrado’. A palestra ‘Aprendizagem significativa como referencial teórico no ensino contemporâneo’, ministrada pelo professor Elcio Cechetti, encerrou a programação do Ciclo Docente.
Para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski, o Ciclo Docente marca uma 'virada de chave' da Instituição na forma de lidar com as questões tecnológicas, e que abre um novo ano com a força da inovação. "Temos uma série de atividades que se associam a esse momento que vivemos, como o fortalecimento da ABEx como ferramenta metodológica, e ela é apenas um passo diante de tudo que podemos modificar dentro da sala de aula. É importante entender esse movimento que também vem das mudanças da sociedade e faz parte do que vivemos na Universidade", finaliza.
Compartilhe
CICLO DE ESTUDOS DOCENTES
CICLO DOCENTE
DOCENTES
NAPI
NÚCLEO DE APOIO PSICOLÓGICO E PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL - NAPI
Nosso portal utiliza cookies necessários para o seu funcionamento e que permitem coletar dados anonimizados de navegação para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website, além de observar hábitos de visita, que permitem lembrar suas preferências. Os cookies podem ser estabelecidos por nós ou por fonecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Além dos cookies, estão habilitados plugins de determinadas redes sociais que poderão tratar seus dados quando você optar por acessar o nosso site por meio delas.