Confiança do consumidor tem queda em novembro

Incerteza

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) calculado para Chapecó, apresentou queda de 2,03 pontos em novembro. Neste mês, a confiança dos consumidores é de 92,55 pontos, e em outubro foi de 95,16 pontos, o que representa uma variação de -2,74%. A pesquisa é realizada pelo curso de Ciências Econômicas da Unochapecó, juntamente com o Sindicato do Comércio (Sicom), que divulga o boletim com os resultados mensalmente.

A confiança dos consumidores voltou a apresentar queda após aumento no mês de outubro. Dessa forma, após quatro meses oscilando entre variações positivas e negativas, o cenário indica a incerteza do mercado. A confiança dos consumidores está sensível, aspectos pontuais da economia local ou nacional, embora com impacto aparentemente pequeno, são potencializados neste contexto. A queda mantém ainda mais distante um cenário de confiança. No entanto, comparando ao mesmo período do ano anterior, nota-se um aumento de 7,55 pontos percentuais.

Em novembro, a amostra da população utilizada na pesquisa foi composta por 133 mulheres e 112 homens, entrevistados entre os dias 14 e 24 de outubro, que também foram segmentados por características individuais, como gênero, idade e renda. Dentre as categorias analisadas, o grupo que apresentou maior crescimento na confiança foi o de consumidores com renda entre R$1.500 e R$ 3 mil (6,30%), seguido por indivíduos com idade entre 45 a 65 anos (6,07%). Por fim, homens (0,38%). Entre as variações negativas, destaque-se os chapecoenses com até 24 anos (-10,15%) e com renda até R$1.500 (-8,26%). 

 

Subíndices 

A partir da descrição do comportamento do Índice de Confiança do Consumidor, parte-se para a análise dos principais resultados dos subíndices que o compõem. São eles: Índice de Condições Econômicas (ICE), o Índice de Expectativas de Consumo (IEC) e o Índice de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (IEIC).

O ICE apresentou queda de -1,89%, comparado ao mês de outubro, somando 87,92 pontos. Os resultados indicam que os consumidores estão menos confiantes com relação às suas finanças e condições para aquisição de bens duráveis, se comparado ao mês de outubro.

Com relação ao IEC, o movimento segue em queda no mês de novembro (-3,21%), com 95,40 pontos, acompanhando o mês de outubro, que apresentou queda de -3,48%. Esse Índice mensura o sentimento dos consumidores com relação ao futuro, tanto da situação econômica pessoal, quanto do país como um todo.

O IEIC permite sondar o nível de obrigações a pagar ou em atraso que o consumidor possa ter, como por exemplo: cartão de crédito, crédito em lojas, crédito consignado, cheque especial, financiamento de carro/moto, financiamento casa/apartamento e outras dívidas. Em novembro, ele registrou variação positiva de 2,79%. Em outubro, esse índice representava 125,65 pontos, e neste mês passou para 129,15 pontos. Este resultado é positivo e está alinhado com a redução do nível de endividados e/ou inadimplentes do município.

Dentre os 245 consumidores entrevistados, 67,30% estão com alguma obrigação a pagar. Entre os endividados, 19 consumidores (11,52%) também estão inadimplentes.

 

*Com informações do curso de Ciências Econômicas

Compartilhe

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

CONFIANCA

ICC

SICOM

SÃO LOURENÇO

UNOCHAPECO

Nosso portal utiliza cookies necessários para o seu funcionamento e que permitem coletar dados anonimizados de navegação para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website, além de observar hábitos de visita, que permitem lembrar suas preferências. Os cookies podem ser estabelecidos por nós ou por fonecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Além dos cookies, estão habilitados plugins de determinadas redes sociais que poderão tratar seus dados quando você optar por acessar o nosso site por meio delas.