Este ano é muito especial para o Coral Unochapecó, pois comemoramos nosso aniversário de dez anos. O coral nasceu junto como o Grupo de Teatro Expressão Universitária (Gteu), também da Unochapecó. Am

Este ano é muito especial para o Coral Unochapecó, pois comemoramos nosso aniversário de dez anos. O coral nasceu junto como o Grupo de Teatro Expressão Universitária (Gteu), também da Unochapecó. Ambos iniciaram seu primeiro trabalho artístico em 1998, sendo registrada sua existência no mês de março daquele ano. No entanto, todo o ano é festivo para nós e, por isso, estamos preparando programações especiais para este ano.
Nesta caminhada de dez anos, disse a regente do Coral, Maria da Glória Weissheimer, o grupo reporta-se aos primeiros anos de vida, quando a boa vontade em aprender a cantar superava as dificuldades encontradas no percurso. "Com muita paciência e também alegria o grupo foi crescendo em número e qualidade vocal, aprendendo nos ensaios regulares, nas oficinas extras e também com a visita de outros grupos vocais", expôs Maria da Glória.
Além do aprendizado vocal e humano que o coral proporciona, o grupo, sempre na busca de novos desafios, foi mais longe e, há cinco anos, promoveu o I Encontro Sul-Brasileiro de Corais Universitários. O VI Encontro, neste ano, também comemora os dez anos do coral, disse Maria da Glória. De acordo com ela, o evento é um momento ímpar no qual o Coral Unochapecó, juntamente com a universidade, acolhe corais de outras instituições de ensino superior. "Buscamos, assim, através da divulgação do canto coral, potencializar a pesquisa musical através do canto entre diferentes instituições de ensino superior e colaborar na formação de público", complementou a professora.