Estudantes de Publicidade e Propaganda vencem congresso regional de comunicação

Rumo ao nacional

texo: Emilly Bueno e João Pedro Zatta Grolli *


No último fim de semana, acadêmicas do curso de Publicidade e Propaganda voltaram para casa com um prêmio da Expocom Sul em mãos. A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), premiação atribuída exclusivamente para cursos de comunicação, é uma mostra competitiva promovida anualmente no Intercom, maior evento de comunicação do país. O Congresso da região Sul ocorreu, este ano, em Guarapuava, entre os dias 8 e 10 de junho. 

A Expocom ocorre nas cinco regiões do país, sendo dividida em três etapas. Uma delas onde as instituições escolhem internamente os trabalhos que serão enviados para o evento. A segunda, quando os projetos aprovados para Expocom concorrem entre si nas suas regiões. E a terceira, onde os trabalhos vencedores, passam a concorrer a nível nacional, que é o caso das estudantes do curso de Publicidade e Propaganda. A próxima etapa, a nacional, ocorre de 05 e 08 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica de Minas – PUC Minas, em Belo Horizonte.

O trabalho premiado, dentro da categoria de Fotografia Publicitária, se chama "De olho na TAG". A estudante do 5o período de Publicidade e Propaganda, Fernanda Enlage, comenta que, apesar da produção ter ocorrido a cerca de um ano atrás, ela e suas colegas lembram-se muito bem do planejamento e do desenvolvimento do projeto. O grupo tinha a missão de produzir uma fotografia com o viés publicitário, e após terem encontrado um interesse em comum, o amor que as quatro colegas compartilham pelos livros, o trabalho foi ganhando forma.

Fernanda relembra que uma de suas colegas, Ketheryn, comentou sobre sua experiência com a TAG Livros, uma marca onde o assinante recebe todo mês um box de livros em sua residência, entretanto, só irá descobrir que livros foram enviados, quando abrir a caixa que lhe foi entregue. "Pesquisamos muito e achamos a marca muito legal, por isso escolhemos ela. Nosso objetivo era, com a campanha e conceito, manter vivo em quem já assina a TAG o desejo por possuir todos os meses o seu box misterioso", relata.

Uma das orientadoras do trabalho premiado, a professora Gisele Gibanes, menciona que as instruções ocorreram na sala de aula, durante a disciplina de Criação Publicitária que, na época, tratava-se de uma Abex. "Nessa disciplina nós trabalhamos as bases da fotografia, e nós tínhamos algumas idealizações de exercícios de fotos de campanhas", destaca.

Além disso, a professora salienta que receber esse prêmio é um reconhecimento da qualidade dos trabalhos realizados no curso. "Sem falar no incentivo que nós damos para que os estudantes participem de eventos como esse. A gente acredita muito no trabalho deles, vemos que tem resultados fantásticos nos trabalhos. É recompensador chegar, apresentar, e ainda ganhar essa premiação", comenta. 

A professora Jacira Medronha, também orientadora do grupo premiado, argumenta que esse reconhecimento torna-se ainda maior por ter vindo no ano em que o curso faz 20 anos. "Sabemos a trajetória dos estudantes no Intercom Sul, e ser premiado nos 20 anos, só prova que estamos trilhando uma jornada para fazer sempre o melhor", assinala. Jacira acrescenta ainda que, é extremamente gratificante ver o resultado da dedicação que as estudantes tiveram com o trabalho.  

Ketheryn Fistarol, também estudante do 5o período e autora do projeto, descreve que a sensação de ter seu trabalho reconhecido por uma premiação do nível do Intercom é maravilhosa. "É uma grande vitória estar entre os 5 melhores, e ter um trabalho ganhador de uma categoria concorrida, como Fotografia Publicitária, é gigantesco, é um reconhecimento que nos deixa muito felizes", relata.

A acadêmica conta ainda que, desde a produção do trabalho, o grupo planejava realizar a submissão dele para a premiação, mas houveram alguns contratempos durante o período de inscrições. Ketheryn relembra que elas pensavam que apenas o aluno líder poderia apresentar o projeto, e isso impediria a submissão, pois todas as participantes já possuíam outros trabalhos inscritos na premiação. "No último dia que a gente poderia submeter, descobrimos que não precisava o aluno líder estar lá necessariamente para apresentar, mas sim algum dos co-autores", recorda. A acadêmica argumenta que foi corrido montar a defesa, e ajustar todo o trabalho para a submissão, mas que o grupo não se arrepende nenhum pouco de sua decisão. 

Para a estudante Sionara Bortolini, outra participante do grupo, conta que as acadêmicas não imaginavam que ganhariam a premiação quando submeteram o trabalho. "Eu submeti o trabalho para ter a experiência de ir para o Intercom, para conhecer e ver como é submeter um trabalho. Mas não achava que iríamos ganhar, então a sensação na hora foi muito emocionante, eu fiquei muito feliz", conta. Já Amanda Cruz, também integrante do grupo que levou a categoria de Fotografia Publicitária, afirma que a experiência deixou a sensação de dever cumprido, e incentivou outros estudantes a participarem do evento.  

* estagiários da ACIN-Jornalismo sob orientação da jornalista Eliane Taffarel.

Compartilhe

CONGRESSO

EXPOCOM

FOTOGRAFIA

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Nosso portal utiliza cookies necessários para o seu funcionamento e que permitem coletar dados anonimizados de navegação para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website, além de observar hábitos de visita, que permitem lembrar suas preferências. Os cookies podem ser estabelecidos por nós ou por fonecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Além dos cookies, estão habilitados plugins de determinadas redes sociais que poderão tratar seus dados quando você optar por acessar o nosso site por meio delas.