Etnias chapecoenses retratadas em fotografias






Fazer uma campanha institucional publicitária fotográfica, com foco no centenário de Chapecó para representar a diversidade étnica e cultural do município. Este foi o desafio dos estudantes do terceiro período do curso de Publicidade e Propaganda da Unochapecó, na disciplina de Fotografia Publicitária II. Com orientação da professora Janaina Schvambach, cinco etnias tiveram sua culinária e rotina retratadas: alemães, italianos, colonos, indígenas e haitianos.
Para a execução do trabalho, os alunos, divididos em grupos, fizeram uma extensa pesquisa sobre o grupo a ser apresentado. A primeira parte foi realizada em estúdio, com a produção das fotografias dos alimentos típicos. As imagens produzidas nesta etapa estão expostas na entrada do Bloco F. Posteriormente, os alunos retrataram indivíduos da etnia pesquisada em situações do cotidiano.
De acordo com a professora Janaína, a ideia foi abordar a fotografia publicitária com foco na história de Chapecó e unir a disciplina com a realidade. O objetivo do trabalho foi apresentar as diferentes culturas que compõem a Capital do Oeste. “Queríamos dar um ar mais democrático, para não privilegiar apenas um grupo. Chapecó é diversa e muitas culturas ainda são esquecidas”, afirma.
A estudante de Publicidade e Propaganda. que integrou a atividade, Inae Puttkamer, descendente de italianos, fotografou seus avós maternos. Inae conta que a experiência de fotografá-los foi emocionante. "Essa foi uma das primeiras experiências que a faculdade me proporcionou. Fotografar meus avós maternos foi um momento especial que se tornaram boas lembranças", conclui.
Na visão da aluna Luana Brescovitz, o maior desafio foi o tempo de execução. Responsável por retratar a cultura alemã, ela explica que parte da atividade foi realizada fora da universidade e precisou da colaboração de todos os integrantes do grupo. Para Luana, os trabalhos desenvolvidos em sala de aula possibilitam maior conhecimento sobre as culturas, "é importante conhecer a cultura local, observar aquilo que está ao nosso redor e entender o contexto no qual estamos inseridos", finaliza.
*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Ilka Goldschmidt
Compartilhe
CENTENARIO
CULTURAS
FOTOGRAFIA
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
UNOCHAPECO
Nosso portal utiliza cookies necessários para o seu funcionamento e que permitem coletar dados anonimizados de navegação para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website, além de observar hábitos de visita, que permitem lembrar suas preferências. Os cookies podem ser estabelecidos por nós ou por fonecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Além dos cookies, estão habilitados plugins de determinadas redes sociais que poderão tratar seus dados quando você optar por acessar o nosso site por meio delas.