Acadêmicos de Arquitetura propõe soluções para áreas de risco em Chapecó

Maratona de Projetos

Chapecó, 19 de setembro de 2025 - Entre os dias 2 e 6 de setembro, o curso de Arquitetura e Urbanismo promoveu a 8ª Maratona de Projetos. A atividade buscou proporcionar a vivência do Ateliê Vertical ao estimular a integração entre acadêmicos e professores de diferentes períodos, além de incentivar a troca de experiências e conhecimentos ligados ao ofício do arquiteto e urbanista.

Com a temática voltada aos impactos das mudanças climáticas e ao aumento dos riscos de desastres naturais, principalmente em áreas suscetíveis a inundações e deslizamentos, os trabalhos foram direcionados ao desenvolvimento de propostas baseadas em Soluções Baseadas na Natureza (SbN) e infraestrutura verde. O objetivo central consistiu em lançar estudos preliminares para mitigar riscos de inundação no município de Chapecó, parceria proposta pela Prefeitura Municipal, por meio do engenheiro sanitarista Eduardo Olivo.

“Apesar de ter sido trabalhado em formato de anteprojeto, preliminar ainda, os estudantes conseguiram desenvolver muito a capacidade de raciocínio e entender quais são as ações e soluções que podem ser aplicadas para o município de Chapecó. Inclusive, foi comentado com eles que, todas essas ações podem ser replicadas em qualquer região do município, não só no bairro Efapi", conta o engenheiro.

Coordenada pelos professores Gabriela Borges da Silva, Diego Batista e Ana Laura Vianna Villela, a Maratona retomou as atividades este mês, após a pausa forçada pela pandemia de COVID-19. De acordo com Gabriela, a atividade busca, além de integrar os estudantes, trabalhar com a proposição e resolução de problemas em um curto espaço de tempo.

“Ela se chama Maratona de Projetos Ateliê Vertical porque a ideia é reunir os estudantes nos ateliês, no caso para o desenvolvimento das propostas, e é vertical porque pega da primeira à décima série. Então vertical significa que a gente mistura todas as turmas, para quem está mais para frente consegue contribuir e chamar, trazer os calouros, por exemplo, para participar das atividades”, explica.

Formadas por acadêmicos de todas as séries do curso, as equipes elaboraram propostas que consideram tanto a escala territorial quanto o olhar urbano e periurbano. Entre as linhas de trabalho, estavam parques lineares, telhados verdes, muros vegetais, hortas urbanas, recuperação de áreas degradadas, além de praças e áreas de lazer integradas à natureza. O bairro Efapi foi definido como área de intervenção, a partir de materiais fornecidos pela organização e complementados por uma saída de campo.

O desenvolvimento dos projetos contou com tutoria docente e exigiu entrega de pranchas em formato A2 e um pitch de dois minutos. A avaliação ocorreu em duas etapas: eliminatória e classificatória, analisando critérios como abrangência territorial, integração de estratégias e detalhamento da SbN.

“Os professores do curso de Arquitetura participaram da mentoria aos projetos a semana toda e o Eduardo Olivo esteve presente conosco três noites para trabalhar de maneira mais pontual a Solução Baseada na Natureza. Afinal, foi uma ideia que surgiu em conversa com o Eduardo, sobre uma demanda que a Prefeitura tem para executar uma SbN e como os estudantes podem apresentar soluções”, conta a professora Gabriela.

Além de Eduardo Olivo, a banca avaliadora também contou com Queila Rissi, arquiteta e urbanista da Prefeitura de Chapecó, quem auxiliou na avaliação da execução de cada solução proposta e possibilidades de serem aplicadas no município. De acordo com o engenheiro sanitarista, foi de grande importância para os acadêmicos o contato com uma área mais vulnerabilizada, ao mesmo passo que auxiliaram a Prefeitura com estudos detalhados de caso.

“Minha experiência (como mentor) foi muito boa. Os pontos altos que eu identifiquei foi a visão holística geoespacial que os estudantes tiveram de toda a região. Isso foi muito importante, pois permitiu que eles explorassem todos os trechos e possibilidades de intervenções para minimizar os impactos das inundações”.

Ao estimular a integração de acadêmicos e professores, fomentar a troca de experiências e visões ligadas à profissão dos futuros arquitetos e urbanistas, a atividade buscou, e conseguiu com sucesso, propiciar a vivência do Ateliê Vertical. Quem afirma é a coordenadora do curso, professora Ana Laura Vianna Villela, que também ressalta a importância sobre a discussão do impacto da mudança climática para o aumento de desastres naturais, ao considerar, principalmente, ocupações de áreas de risco. Desta forma, é necessário que os arquitetos e urbanistas demonstrem competências para auxiliar a sociedade a minimizar os impactos climáticos.

“A avaliação tanto dos professores quanto dos avaliadores externos foi que as propostas superaram as expectativas e podem ser  implementadas – os trabalhos estão à disposição da prefeitura municipal como banco de dados e soluções baseadas na natureza e assim auxiliar na elaboração dos projetos”, finaliza.

 

Campeões

No dia 6 de setembro, os estudantes participaram de um momento especial, em que descobriram os premiados da Maratona. A equipe vencedora recebeu o prêmio de R$1.000,00, além de troféu. As equipes classificadas em segundo e terceiro lugares receberam, respectivamente, R$600,00 e R$400,00, acompanhados de troféus. “Premiamos, também, um grupo como Menção Honrosa, porque, pela validação das notas e soluções ofertadas, ficou difícil classificar o pódio", lembra Gabriela.

Confira os ganhadores:

Primeiro lugar: EQUIPE 07 - composta por Laura Milan Peron (8° período); Luiz Fabiano Slaviero (6° período); Maria Eduarda Ansilheiro Rodrigues (6° período); Júlia Vogel (4° período); Manuelly Prestes Franciscon (4° período); Denion Ceratto Vivian (2° período); Isadora Barp Reis (2° período); Kelli Natally Gallon (2° período); Suzana Trichez Fassbinder (2° período); e Angelo Gabriel Londre (2° período).

Segundo lugar: EQUIPE 02 - composta por Luana Caroline Heinen (8° período); Laura Lopes da Silva (8° período); Kamilly Teixeira da Rosa (6° período); Felipe Binotto Bach (6° período); Sthefany Cristini Pecini (6° período); Laura Zortéa Zanusso (4° período); Hugo Canal (4° período); Isadora Cristina Cachoeira Ambrosi (4° período); Talita Dalla Costa (2° período); e Gabriela Marth (2° período).

Terceiro lugar: EQUIPE 06 - Paula Cristina Basso Meurer (8° período); Ana Caroline Sigonini (8° período); Roger dos Santos Rodrigues (6° período); Érica Luiza Gallon Baseggio (4° período); Sabrina Caron (4° período); Érica Cristina Cazarotto (2° período); Mariana Schleicher Alves (2° período); Vitoria Helen Cella dos Santos (2° período); Lara Dal Santo Martins de Quadros (2° período); e Kauana Vitória Floss (2° período).

 

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Texto: Ionara Virmes / Assessoria de Imprensa Unochapecó;

Fotografias: curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó.

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