Mercado de Notícias em debate no curso de Jornalismo

A credibilidade da notícia e a necessidade constante e crescente de informações foram alguns dos temas debatidos no encontro promovido pelo curso de Jornalismo da Unochapecó, na sexta-feira, 31. O evento, "De Olho na Mídia", contou com a exibição do documentário "O Mercado de Notícias" para provocar a discussão e a reflexão sobre a postura jornalística no atual mercado de trabalho.
O documentário foi produzido e dirigido, no Brasil, pelo cineasta gaúcho Jorge Furtado e é baseado na peça escrita no ano de 1625 pelo dramaturgo inglês, Ben Jonson. A partir das discussões sobre a produção de notícias, o filme debate a essência do jornalismo e a obrigação de escolher quais fatos irão ser publicados, a necessidade de encontrar a novidade e revelar histórias sem esquecer de um ponto crucial: a sobrevivência econômica e comercial dos veículos de comunicação.
"O Mercado de Notícias" conta com depoimentos de treze jornalistas brasileiros como Mino Carta, Fernando Rodrigues, Cristiana Lôbo e José Roberto de Toledo. Nas entrevistas, os profissionais compartilham experiências e expõem suas percepções sobre o futuro da imprensa e casos que acontecem no cotidiano da profissão. O filme também aborda temas polêmicos da história da imprensa brasileira, a exemplo dos casos Escola Base e Bolinha de Papel.
Logo após a exibição do documentário, os presentes debateram algumas cenas do filme e refletiram sobre o trabalho realizado pelos jornalistas ao longo da história da imprena brasileira. Para o estudante do quarto período do curso de Jornalismo, Rodrigo Kroth, a atuação do profissional no mercado trabalho é contraditória com o processo de aprendizagem que ocorre na faculdade. "O setor comercial dos veículos de comunicação ganham cada vez mais espaço e encobrem o trabalho ético do profissional. Isso acontece principalmente no interior, onde muitos desses veículos são comprometidos política e economicamente", enfatiza.
"De Olho na Mídia"
O projeto surgiu em 2015, com o objetivo de reunir todos os acadêmicos e professores do curso de Jornalismo para uma análise crítica da atuação da mídia. No primeiro semestre, o evento utilizou o Caso Swissleaks HSBC para refletir o desempenho dos profissionais da área jornalística em grandes coberturas midiáticas.
Compartilhe
DOCUMENTÁRIO
JORNALISMO
MERCADO
MÍDIA
Nosso portal utiliza cookies necessários para o seu funcionamento e que permitem coletar dados anonimizados de navegação para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website, além de observar hábitos de visita, que permitem lembrar suas preferências. Os cookies podem ser estabelecidos por nós ou por fonecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Além dos cookies, estão habilitados plugins de determinadas redes sociais que poderão tratar seus dados quando você optar por acessar o nosso site por meio delas.