Sarau de Jornalismo celebra a data em novo local

Dia do Estudante

A oitava edição do tradicional Sarau no Bosque do curso de Jornalismo foi diferente este ano. Devido à chuva e frio intenso na noite da última quinta-feira (08), o evento realizado pelo Centro Acadêmico de Jornalismo (CAJOR) teve o local alterado para o corredor do Bloco A3, na Unochapecó. No entanto, nem o clima pode impedir a diversão dos acadêmicos, que comemoravam o Dia do Estudante. O Sarau fez parte da celebração da data na Unochapecó, que contou também com a exibição de trabalhos de Cinema e Mídias Digitais, DJ e distribuição de brindes na programação.

Segundo a presidente do CAJOR, Schaiane Bohn, o Sarau que tem como objetivo promover a integração entre acadêmicos de Jornalismo e demais cursos da instituição, superou as expectativas. "É uma experiência muito bacana fazer com que eles conheçam pessoas de outros cursos e façam amizades e contatos dentro da universidade", comenta. 

O Sarau tem como objetivo promover a integração entre acadêmicos
de Jornalismo e demais cursos da Instituição.

Schaiane acrescenta que, apesar da tarefa desafiadora que foi mudar o local do evento de última hora, o Sarau ocorreu como o esperado. "Planejamos o Sarau para que ele cresça em comparação com o que foi no passado, em número de vendas e pessoas que frequentaram o evento. Este ano conseguimos que mais pessoas conhecessem e viessem apresentar os seus trabalhos, também atingimos um público bem maior do que dos anos anteriores", declara. As principais atrações do Sarau foram o Sebo de Livros, venda de alimentos e, a novidade deste ano, expositores de fora do curso de Jornalismo.

Este é o caso da acadêmica de Design, Evelyn Callegari, que aproveitou o Sarau para expor os itens da sua loja, Frenesi. A loja, que surgiu em 2022, atraiu a atenção do público que passou pelo corredor do Bloco A3. Evelyn, que também é integrante do Centro Acadêmico de Design, relata que conheceu o evento por meio do mesmo, e deseja que o evento se expanda, e passe a ser realizado semestralmente. 

De acordo com o acadêmico do quarto período de Jornalismo, João Pedro Zatta Grolli, a melhor parte do Sarau foram os alfajores do Centro Acadêmico. "Eu comprei dois. Além da comida, os livros de Jornalismo foram minha parte favorita", declara. 

O Sarau no Bosque ocorre anualmente, sempre no segundo semestre. No entanto, devido ao sucesso das últimas edições, o Centro Acadêmico responsável pelo evento planeja realizar o evento nos dois semestres. Outra atração do evento, o Sebo de Livros, continuará disponível para compras o ano todo, com atendimento via DM do Instagram do @cajornalismo.

Viagem Intercom Nacional

Além de promover a integração, este ano o CAJOR também realizou o Sarau a fim de arrecadar fundos para a viagem à Balneário Camboriú, sede do Congresso Nacional de Comunicação, o Intercom, organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. O evento tem como objetivo promover a troca de conhecimento entre acadêmicos, pesquisadores e profissionais de comunicação e será realizado na Universidade do Vale do Itajaí.  

Os lucros arrecadados serão destinados para a viagem até o congresso, no qual duas estudantes de Jornalismo, são finalistas. Samara Vitória Baldoino, aluna-líder do trabalho vencedor na etapa regional, conta que desde o início da organização do Sarau torceu muito pelo sucesso do evento, tanto como membro do Centro Acadêmico, quanto autora do trabalho. "O Sarau foi fundamental para reunirmos dinheiro e direcionar para viagem. Me empenhei muito na organização, e o interesse em ir para viagem influenciou ainda mais minha dedicação", argumenta. 

Segundo a co-autora do trabalho, Leticia Begotto Buratti, o material enviado foi produzido na disciplina de Jornalismo de Dados, na qual os acadêmicos produziram vídeos sobre desinformação. A partir dos vídeos, uma compilação foi feita pelas estudantes, que ganharam a etapa regional. "Ficamos muito felizes com a premiação. Estar em primeiro na categoria a nível da Região Sul já é uma conquista, agora buscamos apresentá-lo no congresso nacional e trazer mais reconhecimento para o que desenvolvemos", finaliza.

Além do trabalho das acadêmicas de Jornalismo, a Unochapecó concorre em outras três categorias, com trabalhos dos cursos da acadêmica de Design Nadini da Rosa; da estudante de Publicidade e Propaganda Luiza Lunkes; e da egressa de Jornalismo Caroline Sacardo.

 

===

Texto: Emilly Bueno, estagiária da Acin Jornalismo sob supervisão de Eliane Taffarel;

Crédito fotografias: Sophia Fransozi.

Compartilhe

CINEMA E MÍDIAS DIGITAIS

DESIGN

JORNALISMO

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Nosso portal utiliza cookies necessários para o seu funcionamento e que permitem coletar dados anonimizados de navegação para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website, além de observar hábitos de visita, que permitem lembrar suas preferências. Os cookies podem ser estabelecidos por nós ou por fonecedores externos cujos serviços adicionamos às nossas páginas. Além dos cookies, estão habilitados plugins de determinadas redes sociais que poderão tratar seus dados quando você optar por acessar o nosso site por meio delas.