Um grupo brasileiro que teve início em 1970 e até hoje é bastante ouvido: Secos & Molhados. É neste grupo, que levantou polêmicas da década de 70, que o Coral Unochapecó foi buscar músicas para
Um grupo brasileiro que teve início em 1970 e até hoje é bastante ouvido: Secos & Molhados. É neste grupo, que levantou polêmicas da década de 70, que o Coral Unochapecó foi buscar músicas para compor seu repertório do V Encontro Sul-Brasileiro de Corais Universitários.
Foi João Ricardo que criou o nome Secos & Molhados e como conseqüência a banda, que era formada por um homem apenas. Aos poucos outros músicos passaram a compor um grupo, que se renovou diversas vezes. Uma das fases mais conhecida é que teve Ney de Souza Pereira (o Ney Matogrosso) como vocalista, que ingressou o Secos & Molhados em 1971.
Em 1973 é gravado o primeiro disco. No dia 12 de setembro do mesmo ano ocorre a estréia de uma temporada de duas semanas para o lançamento do disco. Este chegou à marca de trezentas mil cópias vendidas até o final do mesmo mês. Com este fato, o Secos & Molhados torna-se o maior fenômeno da musica popular do Brasil, batendo todos os recordes de vendagem de discos até então. Nas próximas temporadas o sucesso continua, mesmo não sendo esperado, e as alterações nos componentes do grupo também.
A quinta formação da banda lança um disco do Secos & Molhados em 1998: "A Volta do Gato Preto". Já em 2003, comemorando 30 anos da gravação do primeiro disco dos Secos & Molhados é lançado o CD "Ouvido Nu", para colecionadores.
João Ricardo continuou trabalhando solo. Os Secos & Molhados, que muitos chamam de uma banda meteórica que passou pelo cenário musical brasileiro, fico marcado na memória de muita gente. E quem não teve a oportunidade de ver a banda, pode encontrar informações no site
www.secosemolhados.com. Com certeza, vale a pena ouvi-los!
As andorinhas
(João Ricardo / Cassiano Ricardo)
Nos fios tensos
Da pauta de metal
As andorinhas gritam
Por falta de uma clave de sol